1ª Dica: Crie uma rotina de limpeza e hidratação para sua pele

Ao acordar lave seu rosto e de preferência se possível enxague com água termal. A água termal tem propriedades únicas, pense nela como uma versão melhorada da água comum, ela não tem cloro, que super faz bem para nosso corpo, mas quando se fala em pele já é outra conversa. Ela também tem minerais que não são encontrados na água de torneira ou as vezes quando encontrados é em uma quantidade insuficiente para cuidar de sua pele. Não esqueça de repetir a noite.

Use um hidratante mais leve pela manhã como os sérum hidratante, pois eles hidratam e ajudam a reter água na pele de maneira correta e geralmente sem usar óleo na fórmula, já pela noite use um hidratante em creme próprio para pele oleosa.

imagem para o post sobre pele oleosa no blog da Império das Maquiagens
A limpeza facial é fundamental quando se fala em cuidados com a pele

2ª Dica: Lave o rosto com um sabonete próprio para pele oleosa

Hoje no mercado temos sabonetes para funções específicas, próprios para pele seca, oleosa, sensível, e assim vai. Escolha um que tenha sua fórmula própria para pele oleosa, pois eles contem ativos para controle do excesso na produção seborreica pelas glândulas sebáceas.

Caso o seu sabonete não contenha ácido salicílico, uma boa dica é depois de espalhar, lavar o rosto e deixar uns 3 minutinhos sobre a pele, após isso enxaguar e finalizar com um tónico adstringente.

foto para o post sobre pele oleosa no blog da Império das Maquiagens
Uma pele hidratada é uma pele cuidada.

3ª Dica: Escolha o hidratante certo!

Assim como os sabonetes, os hidratantes também tem fórmulas próprias para cada tipo de pele. Geralmente todos os séruns se dão super bem em peles oleosas, são hidratantes fluidos e que a pele absorve super rápido e não deixa resquícios na pele como aquele filme de brilho.

Caso prefira em creme (realmente em creme eles são mais hidratantes que os séruns) de preferência por fórmulas “oil-free” ou livre de óleo, aqui vamos ter que recomendar alguns que são padrão ouro quando se fala em creme hidratante para pele oleosa:

Nivea facial Antissinais: Produto fácil de achar, hidratante e sem deixar qualquer sensação oleosa na pele, zero mesmo, fora sua proteção UVA e UVB e propriedades anti-idade que não é o foco mas vem de bónus no que procuramos.

Nivea facial Noturno: Esse é excelente para uso a noite para quem tem pele oleosa, em sua fórmula ele tem alguns óleos mas por incrível que pareça ele não deixa a pele mais oleosa ou com grudenta quando passa, fora que tem contém provitamina B5, ativo que vai se converter em B5 uma vitamina fundamental para recuperação celular e regulação da produção de sebo na forma certa e sem exagero na pele.

Nivea Men: não seja preconceituosa, ele carrega o nome men, mas é um produto PERFEITO para pele oleosa, na minha opinião o melhor creme quando se fala em hidratantes pensando nisso.

imagem para post no blog da Império das maquiagens
Evite ao máximo possível dormir com maquiagem ainda na pele

4ª Dica: Não durma com maquiagem no rosto ou sem lavar o mesmo

Maquiagem para muitas mulheres e alguns homens é rotina no seu dia a dia, mas dormir com ela é algo que tem de tirar da sua vida caso faça isso. Sabe aquela conversa de obstruir os poros? Pensa comigo os poros estão ali por uma função, expulsar água para refrigerar a pele, e produzir sebo para uma função que já vou explicar, mas se a maquiagem está ali na frente travando isso, e a produção não para já pode imaginar que não vai dá certo essa fórmula né?

Antes de lavar o rosto aposte em uma água micelar, pois ela vai remover bem mais fácil a maquiagem, evitando ter que ficar esfregando o rosto, coisa que vamos não ser benéfico para nossa pele. Caso use uma maquiagem mais resistente aposte em demaquilantes bifásicos, mas lembrando de depois que remover a maquiagem prossiga lavando o rosto.

5ª Dica: Beba água!

As pessoas esquecem que hidratação literalmente tem a ver com água

Aqui está o segredo, beba água! Pode apostar na fórmula de 35mL por kg de peso corporal. Vamos a explicação:

Pense comigo, lembra da aula de ciências onde sua professora ou professor te ensinou que água e óleo não se misturam? Segura essa lembrança na cabeça, agora vamos lá, a água é algo fundamental para nosso corpo, um elemento que sem ele não existe vida, praticamente tudo no seu corpo depende dela.

Se é um bem tão valioso para o corpo ele vai tentar guardar isso para ele, pense em um clima seco e de baixa umidade como no Distrito Federal ou interior do Nordeste brasileiro, baixa umidade é igual pouca água no ar, então o clima vai querer roubar isso de você, ressecando assim sua pele, aqui entra as tão demonizadas glândulas sebáceas.

Quando você bebe pouca água, seu corpo entende que não pode perder isso, então coloca as glândulas sebáceas para trabalhar dobrado, gerando assim um filme de óleo sobre a pele, lembra que água e óleo não se misturam? Por isso a pele produz tanto óleo, para evitar que o meio roube água da sua pele.

Muitas pessoas acham que tem a pele oleosa, que é genético, que sua pele é assim. Mas na verdade é somente um mecanismo de defesa da sua pele por ela não beber água suficiente.

Siga nosso Instagram e fique por dentro das novidades em nossas lojas